domingo, 29 de dezembro de 2019

o que è esperança segundo a biblia

Esperança é ter convicção da realidade de algo que se espera. Esperança significa “confiança”, “expectativa” ou “perspectiva”. Na Bíblia a palavra “esperança” traduz vários termos hebraicos e gregos que transmitem exatamente esse sentido de confiança.

O objeto da esperança de alguém está relacionado aos seus próprios desejos (Provérbios 13:12). Por isso na Bíblia lemos sobre pessoas que tiveram esperança de obter matrimônio, lucro, livramento físico etc. (Rute 1:2; Atos 16:19; 27:20).

O significado de esperança na Bíblia

Quando se fala sobre o que é esperança e qual o seu significado na Bíblia, normalmente procura-se saber sobre seu uso teológico. Nesse sentido, essa palavra basicamente se refere a uma confiança no sobrenatural.

É claro que na maioria dos textos bíblicos em que isso ocorre essa confiança é direcionada a Deus, indicando uma convicção em sua bênção e provisão, tanto na vida presente como na vida porvir. Existem muitas passagens bíblicas que trazem esse conceito (ex. Esdras 10:2; Jó 11:18,20; Salmos 33:18,19; 71:4,5; Zacarias 9:12).

Esse tipo de aplicação pode ser visto claramente nas palavras do salmista. Ele diz: “Espero no Senhor com todo o meu ser, e na sua palavra ponho a minha esperança” (Salmos 130:5). Depois dessa declaração pessoal, ele aconselha: “Ponha a sua esperança no Senhor, ó Israel, pois no Senhor há amor leal e plena redenção” (Salmos 130:7).

A esperança do cristão

A Bíblia diz que é muito feliz aquele cuja esperança está no Senhor (Salmos 146:5). O profeta Jeremias concorda com o salmista, e diz que a pessoa que deposita sua confiança no Senhor é como uma árvore plantada junto às águas. Essa pessoa não ficará ansiosa diante das circunstâncias da vida (Jeremias 17:7,8).

O conceito de esperança permeia todo o Novo Testamento. Nele aprendemos que a esperança do cristão é Cristo (1 Timóteo 1:1). Essa esperança reside em nosso Deus, e assim Ele é chamado de “o Deus da esperança” (Romanos 15:13; 1 Pedro 1:21). Deus elegeu para si um povo ainda na eternidade, e no tempo oportuno lhe deu esperança através do Evangelho (Colossenses 1:23; cf. Filipenses 1:20; Efésios 1:18).

A esperança do fiel aponta para a consumação final de todas as coisas. Os cristãos esperam pela alegria incalculável de estar com Cristo na glória por toda eternidade. Nesse dia eles poderão desfrutar de sua salvação em seu cumprimento mais pleno, com seus corpos glorificados (cf. Atos 23:6; Romanos 8:18-25). Já no presente essa esperança da glória é confirmada e garantida com a habitação de Cristo no salvo através do Espírito Santo (Colossenses 1:27).

Por isso a esperança está diretamente ligada à fé. O escritor de Hebreus escreve que a fé é “a certeza das coisas que se esperam” (Hebreus 11:1). Depois, o mesmo escritor diz que a esperança do crente é “ancora da alma, firme e segura”, por causa da obra redentora de Cristo, nosso Sumo Sacerdote (Hebreus 6:19).

Os efeitos da verdadeira esperança

Certamente faz parte da vida cristã os sofrimentos e as aflições (2 Coríntios 4:7-18). Mas quando a aflição alcança o cristão, ela produz a paciência, e a paciência, a esperança (Romanos 5:3-5; 8:25). Por causa dessa esperança os redimidos vivem como peregrinos neste mundo a caminho do lar celestial (Hebreus 11:13; 1 Pedro 2:11). Eles estão sempre prontos a deixar esta terra a qualquer momento (2 Coríntios 5:6-8; Filipenses 1:21-24).

Mas enquanto esse dia glorioso não vem, essa confiança verdadeira leva o crente à santificação pessoal (1 João 3:1-3). O cristão nunca deve ter dúvida de sua esperança. Antes, ele deve estar preparado para responder a qualquer um que lhe pedir a razão da esperança que há nele (1 Pedro 3:15).

Essa esperança faz o crente viver sua vida sem desespero (1 João 4:18). Ela o leva a suportar as tribulações, a combater o bom combate e a completar a carreira, aguardando o aparecimento glorioso de seu Deus e Salvador, Jesus Cristo (2 Timóteo 4:7-8; Tito 2:12,13).

Nenhum comentário:

Postar um comentário