segunda-feira, 14 de outubro de 2019

Nao tentaras o senhor teu Deus

“Não tentarás o Senhor teu Deus” (Mat. 4:7).


     O que significa tentar o Senhor? Será algo de que podemos ser culpados?

     Os filhohs de Israel tentaram o Senhor, (Êx. 17: 7).

Ao dizerem "Está o Senhor no meio de nós, ou não?",


     Satanás tentou o Senhor quando eleo O desafiou a saltar do pináculo do Templo (Lu. 4:9-12).

Jesus teria tentado a Deus, o Pai, se Ele tivesse feito isso, porque estaria a realizar uma proeza, algo que estava fora da vontade do Pai.

     Os fariseus tentaram ao Senhor,  (Mt 22:15-18).

     Ananias e Safira tentaram o Espírito do Senhor, (atos 5:9).

     Pedro disse ao Conselho em Jerusalém que seria tentar a Deus colocar os crentes Gentios debaixo da lei, um jugo que o povo Judeu não tinha sido capaz de suportar (atos 15:10).

     Tentar a Deus é "ver o quanto se consegue sair impune antes que Ele julgue; significa abusar d’Ele, para ver se Ele executará a Sua Palavra, ou forçá-Lo ao limite do juízo ( Dt 6:16; Mateus 4:7)"


Nós tentamos a Deus quando murmuramos ou reclamamos, porque estamos, com efeito, a duvidar da Sua presença, poder ou bondade.


Estamos a dizer que Ele não conhece a nossa situação, que Ele não se importa, ou não é capaz de nos livrar.

     Nós tentamos a Deus, quando nos expomos desnecessariamente ao perigo e esperamos que Ele nos resgate O seu raciocínio era que Deus havia prometido segurança em Marcos 16:18, "


pegarão nas serpentes." Porém isto visava justificar a realização de milagres só quando estes fossem necessários na realização da Sua vontade nos crentes e por seu intermédio.1 

     Nós tentamos a Deus quando Lhe mentimos, e fazemos isso quando professamos a maior dedicação, sacrifício e empenho, realmente não pretendendo fazê-lo.

Do mesmo modo que os fariseus tentaram a Cristo pela sua hipocrisia, nós tentamo-Lo pela nossa.

     Finalmente, nós tentamos o Senhor sempre que nos afastamos da Sua vontade para nós e agimos na nossa vontade própria.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário