1. o que Ele já nos revelou pode ser conhecida somente através da Palavrao que Ele quer que façamos 1Tessalonicensces 5:18 -  Dêem graças em todas as circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus. 1Tessalonicensces 4:3-5 –  A vontade de Deus é que vocês sejam santificados: abstenham-se da imoralidade sexual. Cada um saiba controlar o próprio corpo de maneira santa e honrosa, não com a paixão de desejo desenfreado, como os pagãos que desconhecem a Deus.
    Efésios 1:11 – Nele fomos também escolhidos, tendo sido predestinados conforme o plano daquele que faz todas as coisas segundo o propósito da sua vontade   Salmo 40:8 – Tenho grande alegria em fazer a tua vontade, ó meu Deus; a tua lei está no fundo do meu coração. Marcos 3:35 – Quem faz a vontade de Deus, este é meu irmão, minha irmã e minha mãe”.  2 – Vontade Soberana
    1. também conhecido como “vontade diretiva”
    2. eterna, última, vontade determinada  Efésios 5:17 – Portanto, não sejam insensatos, mas procurem compreender qual é a vontade do Senhor.
    Romanos 12:2 – Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeitavontade de Deus
    1. só pode ser conhecida após o acontecimento, não pode ser conhecida anteriormente (excessões: Lc 22:34 e algumas outras profecias bíblicas) Tiago 4:15 – Ao invés disso, deveriam dizer: “Se o Senhor quiser, viveremos e faremos isto ou aquilo” 1 Coríntios 4:19a – Mas irei muito em breve, se o Senhor permitir; então saberei não apenas o que estão falando…

     3 – Porque muitas vezes queremos saber a vontade de Deus com antecedência:

    1. Pensamos que com isso, estaremos livres de qualquer problema
    2. Se Deus fizer a decisão, estaremos livres das responsabilidades pelas conseqüência
    3. Se Deus decider, não temos a necessidade de levantar os fatos “prós e contras” de uma boa decisão 
    4. II.   Entenda o Lugar Primário e Essencial das Escrituras em Discernir a Vontade de Deus
    1. Deus tem guiado seu povo de formas variadas através da históriaHebreus 1:1-2 – Há muito tempo Deus falou muitas vezes e de várias maneiras aos nossos antepassados por meio dos profetas, mas nestes últimos dias falou-nos por meio do Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas e por meio de quem fez o universo.
    1. Jesus prometeu que o Espírito Santo guiaria os apóstolos na verdadeJoão 14:26 – Mas o Conselheiro, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, lhes ensinará todas as coisas e lhes fará lembrar tudo o que eu lhes disse.
    1. Não existem mais apóstolos hoje
Efésios 2:20 – edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, tendo Jesus Cristo como pedra angular As revelações cessaram com o término da Palavra (fechamento do cânon)  Apocalipse 22:18-19 – se alguém lhe acrescentar algo, Deus lhe acrescentará as pragas descritas neste livro. Se alguém tirar alguma palavra deste livro de profecia, Deus tirará dele a sua parte na árvore da vida e na cidade santa, que são descritas neste livro.

               Oração deve fazer parte do processo?

1 Tessalonicenses 5:17 – orem sem cessar; Lucas 6:12 – Num daqueles dias, Jesus saiu para o monte a fim de orar, e passou a noite orando a Deus.

Lucas 1:24-25a – Depois oraram: “Senhor, tu conheces o coração de todos. Mostra-nos qual destes dois tens escolhido para assumir este ministério apostólico que Judas abandonou…E como Deus nos guia?
Romanos 8:14 – porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus.Gálatas 5:18 – Mas, se vocês são guiados pelo Espírito, não estão debaixo da lei.

         Devo sentir paz?

Paz não é um indicador válido para decisões. Senão muita coisa certa deixaria de ser feita. A paz de Cristo não é a mesma paz do mundo.

João 14:27 – Deixo-lhes a paz; a minha paz lhes dou. Não a dou como o mundo a dá. Não se perturbem os seus corações, nem tenham medo.Colossenses 3:15 – Que a paz de Cristo seja o juiz em seus corações, visto que vocês foram chamados a viver em paz, como membros de um só corpo. E sejam agradecidos. Deus nos deu todas as diretrizes que precisamos em Sua Palavra2 Pedro 1:3 – Seu divino poder nos deu todas as coisas de que necessitamos para a vida e para a piedade, por meio do pleno conhecimento daquele que nos chamou para a sua própria glória e virtude.2 Timóteo 3:16-17 – Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra.- Tente ao máximo não dar ênfase ao fator financeiro, mas sim ênfase em Glorificar a Deus com a SUA vida!
    Mateus 6:21 – Pois onde estiver o seu tesouro, aí também estará o seu coração.E. Ore e peça que Deus lhe ajude em aplicar sua Palavra sabiamente Salmo 119:18 – Abre os meus olhos para que eu veja as maravilhas da tua lei.Pode-se ir atrás de conselhos sábios  Provérbios 19:20 – Ouça conselhos e aceite instruções, e acabará sendo sábio.. Lembre-se que a vontade de Deus para você pode ser diferente da vontade de Deus para outros  Conforme Romanos 14