terça-feira, 25 de outubro de 2016

O q a bíblia diz sobre ciúme einveja

O que a Bíblia diz sobre...
CIÚME E INVEJA
Definições: Receio de perder alguma coisa; sentimento doloroso que as exigências de um amor inquieto, o desejo de posse da pessoa amada, a suspeita ou a certeza de sua infidelidade, fazem nascer em alguém. Inveja: desgosto ou pesar pelo bem ou pela felicidade de outrem; desejo violento de possuir o bem alheio.
1. Ciúme e inveja originam do orgulho, da vaidade e do egoísmo.
Eclesiastes 4:4 Também vi que todo trabalho, e toda destreza em obras, traz ao homem a inveja do seu próximo. Isto também é vaidade e aflição de espírito.
Gálatas 5:26 Não nos tornemos convencidos, irritando-nos uns aos outros, invejando-nos uns aos outros.
1 Timóteo 6:4 É soberbo, e nada sabe, mas delira acerca de questões e contendas de palavras, das quais nascem invejas, porfias, blasfêmias, ruins suspeitas.
2. Ciúme e inveja são um espírito de reclamação e queixa.
Gênesis 37:4 Vendo seus irmãos que seu pai o amava mais do que a todos os outros seus irmãos, odiaram-no e já não podiam falar com ele [José] pacificamente.
Números 16:3 [Korá e seus seguidores rebeldes invejavam a posição de liderança de Moisés e falaram contra ele, acusando-o falsamente:] Ajuntaram-se contra Moisés e contra Arão, e lhes disseram: Basta! Toda a congregação é santa, todos eles são santos, e o Senhor está no meio deles. Por que, pois, vos elevais sobre a congregação do Senhor? [Ver também Sl 106:16-18.]
1 Samuel 18:7-9 As mulheres, dançando, cantavam umas para as outras, dizendo: Saul feriu os seus milhares, porém Davi os seus dez milhares. 8 Então Saul se indignou muito, pois estas palavras lhe desagradaram muito, e pensou: Dez milhares deram a Davi, e a mim somente milhares. Na verdade, o que lhe falta, senão só o reino? 9Daquele dia em diante, Saul trazia Davi sob suspeita. [Ver os versículos 27,28; 20:30,31.]
Mateus 20:8-12 Chegada a tarde, disse o dono da vinha ao seu administrador: Chama os trabalhadores e paga-lhes o salário, começando pelos últimos, indo até os primeiros. 9 Vindo os da hora undécima, receberam um denário cada um. 10 Vindo, porém, os primeiros, pensaram que receberiam mais. Porém, também eles receberam um denário cada um. 11 Tendo-o recebido, murmuravam contra o pai de família. 12 Disseram: Estes últimos trabalharam só uma hora, e tu os igualaste conosco, que suportamos a fadiga e o calor do dia.
Atos 13:44,45 No sábado seguinte reuniu-se quase toda a cidade para ouvir a palavra de Deus. 45 Então, os judeus, vendo a multidão, encheram-se de inveja, e, blasfemando, contradiziam o que Paulo falava.
3. Ciúme e inveja são sentimentos carnais e têm que ser superados pelo poder do Espírito de amor de Deus.
Jeremias 17:9 Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e incorrigível. Quem o conhecerá? [Ver Mt 15:19.]
Mateus 20:20-28 Então se aproximou dEle a mãe dos filhos de Zebedeu, com seus filhos e, adorando-O, fez-Lhe um pedido. 21Perguntou Ele: Que queres? Disse ela: Concede que estes meus dois filhos se assentem, um à Tua direita e outro à Tua esquerda, no teu Reino. … 24 Quando os dez ouviram isto, se indignaram contra os dois irmãos. … 26 [Jesus disse:] Não será assim entre vós. Pelo contrário, todo aquele que, entre vós, quiser tornar-se grande, seja vosso servo, 27 E quem entre vós quiser ser o primeiro, seja vosso escravo - 28 tal como o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos.
Romanos 13:11-14 E fazei isto, conhecendo o tempo. Já é hora de despertarmos do sono, porque a nossa salvação está agora mais perto de nós do que quando aceitamos a fé. 12 A noite é passada, e o dia é chegado. Rejeitemos, pois, as obras das trevas e vistamo-nos das armas da luz. 13 Andemos honestamente, como de dia;… nem em contendas e inveja. 14 Antes, revesti-vos do Senhor Jesus Cristo, e não tenhais cuidado da carne em suas concupiscências.
1 Coríntios 3:3 Ainda sois carnais. Pois havendo entre vós inveja e contendas, não sois carnais, e não andais segundo os homens?
Gálatas 5:14-16 Toda a lei se cumpre numa só palavra, a saber: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. 15 Se vós, porém, vos mordeis e devorais uns aos outros, vede não vos consumais também uns aos outros. 16 Digo, porém: Andai no Espírito, e não satisfareis à concupiscência da carne.
Gálatas 5:19a, 21-23 As obras da carne são conhecidas, as quais são: … 21 Invejas,… e coisas semelhantes a estas. 22 Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, 23 Mansidão, domínio próprio. Contra essas coisas não há lei.
Gálatas 5:24-26 E os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências. 25 Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito. 26 Não nos tornemos convencidos, irritando-nos uns aos outros, invejando-nos uns aos outros.
Tito 3:3,4 Outrora nós também éramos insensatos, desobedientes, extraviados, servindo a várias paixões e prazeres, vivendo em malícia e inveja, odiosos e odiando-nos uns aos outros. 4 Mas quando apareceu a benignidade de Deus, nosso Salvador, e o Seu amor para com os homens.
Tiago 3:15-17 Essa não é a sabedoria que vem do alto, mas é terrena, animal e diabólica. 16 Pois onde há inveja e sentimento faccioso, aí há confusão e toda obra má. 17 Mas a sabedoria que vem do alto é, primeiramente pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, e sem hipocrisia.
Tiago 4:5-7 [A inveja e orgulho carnais são produto da nossa natureza pecaminosa, que o Diabo usa. Temos que combater isso com a Palavra e oração.] Ou pensais que em vão diz a Escritura que o Espírito que Ele fez habitar em nós tem intenso ciúme? 6 Antes, Ele nos dá uma graça maior. Portanto, diz a Escritura: Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes. 7 Sujeitai-vos, pois, a Deus. Resisti ao Diabo, e ele fugirá de vós.
4. Ciúme e inveja são artimanhas do Diabo e só dão mau fruto.
Provérbios 6:34,35 Pois o ciúme desperta a fúria do marido, e não terá compaixão no dia da vingança. 35 Não aceitará compensação alguma; rejeitará o suborno, por maior que seja.
Provérbios 14:30 O coração tranqüilo é a vida da carne, mas a inveja é a podridão dos ossos.
Provérbios 27:4 Cruel é o furor e impetuosa a ira, mas quem pode parar na presença da inveja?
Tiago 3:16 Pois onde há inveja e sentimento faccioso, aí há confusão e toda obra má.
5. Ciúme é não estar disposto a abrir mão do que se possui, e muitas vezes perde-se totalmente aquilo que fora retido.
Gênesis 37:4 -11;19,20 [Os irmãos de José tinham inveja dele por ser favorecido pelo pai e queriam matá-lo. Mas José sobreviveu e prosperou, e eles perderam suas fortunas numa grande seca e tiveram que implorar a José por ajuda. Leia os capítulos 45 e 46 para ver o pedido dos irmãos e o perdão de José.]
Provérbios 11:24 Um homem dá liberalmente, e se enriquece; outro retém mais do que é justo, e se empobrece.
Marcos 4:25 Ao que tem, ser-lhe-á dado; ao que não tem, até o que tem lhe será tirado. [Ver também Lc 8:18]
Gálatas 6:7b Tudo o que o homem semear, isso também ceifará.
6. Não tenha inveja dos ímpios, pois isso o desviará do caminho.
Salmo 37:1 Não te indignes por causa dos malfeitores, nem tenhas inveja dos que praticam a iniqüidade. [Ver versículo 7.]
Salmo 73:3,12,14,16-18,21,22a Pois eu tive inveja dos soberbos, ao ver a prosperidade dos ímpios. … 12 São assim os ímpios; sempre em segurança, e as suas riquezas aumentam. … 14 O dia todo sou afligido; sou castigado cada manhã. …
16 Quando tentei compreender isto, fiquei sobremodo perturbado, 17até que entrei no santuário de Deus; então, entendi o fim deles. 18Certamente Tu os pões em lugares escorregadios; Tu os lanças em destruição. … 21 Quando o meu coração se amargurou, e senti picadas nos meus rins, 22a estava embrutecido, e nada sabia. [Ver também Jó 21:7-30.]
Provérbios 3:31 Não tenhas inveja do homem violento, nem escolhas nenhum de seus caminhos.
Provérbios 23:17 Não tenha o teu coração inveja dos pecadores, antes conserva-te sempre no temor do Senhor.
Provérbios 24:1 Não tenhas inveja dos homens malignos, nem desejes estar com eles.
7. Ciúme e inveja incentivam má conduta.
Gênesis 16:5,6 Então disse Sarai a Abrão: Sobre ti seja a afronta que me é dirigida. Pus a minha serva [Hagar] em teu regaço, e vendo ela agora que concebeu, desprezou-me. O Senhor julgue entre mim e ti. 6 Disse Abrão a Sarai: A tua serva está nas tuas mãos, faze-lhe como bem te parecer. Então Sarai a maltratou, e ela fugiu de sua presença. [Ver capítulo 21:9,10]
1 Samuel 18:6-9 [Saul invejava Davi e várias vezes tentou matá-lo.]
Ester 5:11,13,14a Gabava-se Hamã da glória das suas riquezas, da multidão de seus filhos, e de tudo em que o rei o tinha engrandecido, e de como o tinha exaltado sobre os príncipes e servos do rei. … 13 Porém tudo isto não me satisfaz, enquanto vir o judeu Mordecai assentado à porta do rei. 14a Disseram-lhe Zeres, sua mulher, e todos os seus amigos: Faça-se uma forca de cinqüenta côvados de altura, e pela manhã peça ao rei que nela enforquem Mordecai.
Daniel 6:3-5 Então o mesmo Daniel se distinguiu destes presidentes e sátrapas, porque nele havia um espírito excelente, e o rei pensava constituí-lo sobre todo o reino. 4 Então os presidentes e os sátrapas procuravam achar ocasião contra Daniel a respeito do reino, mas não podiam achar ocasião ou culpa alguma, porque ele era fiel, e não se achava nele nenhum vício nem culpa. 5 Então estes homens disseram: Nunca acharemos ocasião alguma contra este Daniel, se não a procurarmos contra ele na lei do seu Deus. [Eles então conspiraram contra ele.]
Marcos 11:18 Os escribas e os principais sacerdotes, tendo ouvido isto [Jesus pregando], buscavam ocasião para matá-lO, pois O temiam, porque toda a multidão estava admirada da Sua doutrina.
Atos 13:44,45 No sábado seguinte reuniu-se quase toda a cidade para ouvir a palavra de Deus. 45 Então os judeus, vendo a multidão, encheram-se de inveja, e, blasfemando, contradiziam o que Paulo falava.
8. Alguns exemplos bíblicos de rivalidade entre irmãos devido à inveja:
Gênesis 4:3-5,8 Ao cabo de dias trouxe Caim do fruto da terra uma oferta ao Senhor. 4 Abel também trouxe dos primogênitos das suas ovelhas, e da sua gordura. Atentou o Senhor para Abel e para a sua oferta, 5 mas para Caim e para a sua oferta não atentou. E irou-se Caim fortemente, e descaiu-lhe o semblante. … 8 Disse Caim a seu irmão Abel: Vamos ao campo. Estando eles no campo, Caim se levantou contra o seu irmão Abel, e o matou.
Gênesis 37, 44,45 [Os irmãos de José tinham inveja dele e planejaram matá-lo, mas depois optaram por vendê-lo à escravidão, mentindo ao pai, dizendo que tinha sido morto por um animal selvagem. Mais tarde, eles se reconciliaram e foram perdoados no Egito.]
Números 12:1-2,9a,10b,15a Miriã e Arão falaram contra Moisés por causa da mulher etíope que este tomara, pois ele havia desposado uma mulher etíope. 2 Diziam: Porventura falou o Senhor somente por Moisés? Não falou também por nós? E o Senhor o ouviu. … 9a A ira do Senhor se acendeu contra eles. … 10b Miriã se achou leprosa, branca como a neve. … 15a Assim Miriã esteve fechada fora do acampamento durante sete dias [Até ser curada rapidamente por misericórdia].
Lucas 10:38b-40 [Marta estava com um pouco de inveja de sua irmã, Maria, que estava sentada aos pés de Jesus:] E certa mulher, por nome Marta, O recebeu em sua casa. 39 Tinha esta uma irmã chamada Maria, a qual, assentando-se aos pés de Jesus, ouvia a Sua palavra. 40 Marta, porém, andava distraída em muitos serviços e, aproximando-se, disse: Senhor, não Te importas de que minha irmã me deixe servir só? Dize-lhe que me ajude.
Lucas 15:25-30 [Quando o filho pródigo perdido voltou à casa do pai:] O filho mais velho estava no campo. Quando voltou, e chegou perto de casa, ouviu a música e as danças. 26 Chamando um dos criados, perguntou-lhe o que era aquilo. 27 Ele lhe disse: Veio teu irmão, e teu pai matou o bezerro cevado, porque o recebeu são e salvo. 28 Mas ele se indignou, e não queria entrar. Então, saindo o pai, instava com ele. 29 Mas ele respondeu a seu pai: Olha, sirvo-te há tantos anos, sem nunca transgredir o teu mandamento, e nunca me deste um cabrito para alegrar-me com os meus amigos. 30 Vindo, porém, este teu filho, que desperdiçou os teus bens com meretrizes, tu mandaste matar para ele o bezerro cevado.
9. A cura para ciúme e inveja é orar para ter mais amor do Senhor, para ser mais como Jesus.
Cântico dos Cânticos 8:6 Põe-me como selo sobre o teu coração, como selo sobre o teu braço, porque o amor é forte como a morte, e duro como a sepultura o ciúme. As suas brasas são brasas de fogo, como as labaredas do Senhor.
Romanos 13:13,14 Andemos honestamente, como de dia… não em contendas e inveja. 14 Antes, revesti-vos do Senhor Jesus Cristo, e não tenhais cuidado da carne em suas concupiscências.
1 Coríntios 13:4 O amor é paciente, é benigno. O amor não inveja, não se vangloria, não se ensoberbece.
1 Pedro 2:1,2 Deixando, pois, toda malícia, todo engano, e fingimentos, e invejas, e toda a sorte de maledicências, 2 Desejai ardentemente, como meninos recém-nascidos, o puro leite espiritual, para por ele crescerdes para a salvação.
10. Versículos que ajudam numa batalha contra o ciúme:
Salmo 61:2b Leva-me para a Rocha que é mais alta do que eu.
Salmo 103:14 Pois Ele conhece a nossa estrutura, e Se lembra de que somos pó.
Isaías 59:19b Vindo o Inimigo como uma corrente de águas, o Senhor arvorará contra ele a Sua bandeira. *(ERC)
1 Coríntios 10:13 Não veio sobre vós tentação, senão humana. E fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis resistir, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar.
2 Coríntios 1:10 O qual nos livrou e em Quem esperamos que ainda nos livrará de tão grande morte.
2 Coríntios 9:7 Cada um contribua segundo propôs no seu coração, não com tristeza ou por necessidade, pois Deus ama ao que dá com alegria.
Gálatas 6:9 E não nos cansemos de fazer o bem, pois a seu tempo ceifaremos, se não houvermos desfalecido.
2 Timóteo 2:3,4 Sofre, pois, comigo, as aflições como bom soldado de Cristo Jesus. 4 Nenhum soldado em serviço se embaraça com negócios desta vida, a fim de agradar Àquele que o alistou para a guerra.
2 Timóteo 4:18 E o Senhor me livrará de toda má obra, e me levará salvo para o Seu Reino celestial; a quem seja glória para Todo o sempre. Amém.
1 Pedro 5:10 E o Deus de toda a graça, que em Cristo Jesus vos chamou à sua eterna glória, depois de haverdes padecido um pouco, Ele mesmo vos aperfeiçoará, confirmará, fortificará e fortalecerá.
11. Perseguição muitas vezes é resultado de inveja religiosa.
Marcos 15:9-11 [Religiosos invejosos incitam o povo a pedir a morte de Jesus:] Perguntou-lhes Pilatos: Quereis que vos solte o rei dos judeus? 10 Ele sabia que por inveja os principais sacerdotes O haviam entregado. 11 Mas os principais sacerdotes incitaram a multidão no sentido de que Pilatos soltasse de preferência a Barrabás [um assassino].
Atos 13:45 Então os judeus, vendo a multidão, encheram-se de inveja, e, blasfemando, contradiziam o que Paulo falava.
Atos 14:1,2 Em Icônio entraram juntos na sinagoga dos judeus, e falaram de tal modo que creu grande multidão, tanto de judeus como de gregos. 2 Mas os judeus incrédulos incitaram e irritaram os ânimos dos gentios contra os irmãos.
Atos 17:5 [Mas os judeus, movidos de inveja ao verem o êxito de Paulo com o povo, incitaram uma multidão grega a perseguir Paulo e os irmãos em Tessalônica:] Mas os judeus, movidos de inveja, tomaram consigo alguns homens perversos dentre os vadios e, ajuntando o povo, alvoroçaram a cidade e, assaltando a casa de Jasom, os procuravam para entregá-los ao povo.
12. Deus fica com ciúme quando colocamos o amor pelas coisas materiais, pelos outros, ou até pelo nosso serviço a Ele, acima do nosso amor por Ele!
Êxodo 20:3,5,6 Não terás outros deuses diante de Mim. …
5 Não te encurvarás a elas nem as servirás; pois Eu, o Senhor teu Deus, Sou Deus zeloso, que visito a maldade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração daqueles que Me odeiam, 6 Mas faço misericórdia até mil gerações daqueles que Me amam e guardam os Meus mandamentos.
Êxodo 34:14 Não te inclinarás diante de outro deus, pois o nome do Senhor é Zeloso, sim, Deus zeloso é Ele. [Ver Êx 20:5.]
Números 25:11 Finéias, filho de Eleazar, filho de Arão, o sacerdote, desviou a Minha ira de sobre os filhos de Israel, pois foi tomado de zelo por Mim no meio deles; por isso, no Meu zelo, não consumi os filhos de Israel. [Ver também 1Co 10:22.]
Deuteronômio 4:24 Pois o Senhor teu Deus é fogo que consome, é Deus zeloso. [Ver também 5:9; 6:14,15.]
Zacarias 8:2 Assim diz o Senhor dos Exércitos: Zelo por Sião com grande zelo, e com grande indignação zelo por ela. [Ver também Zc 1:14.]
Mateus 10:37 Quem ama o pai ou a mãe mais do que a Mim, não é digno de Mim; quem ama o filho ou a filha mais do que a Mim, não é digno de Mim.
João 21:15 Jesus perguntou a Simão Pedro: Simão, filho de João, amas-Me mais do que estes? Ele respondeu: Sim, Senhor, Tu sabes que Te amo. Disse-lhe: Apascenta os Meus cordeiros.
2 Coríntios 11:2 [Paulo tinha um ciúme dentro dos padrões divinos pelo seu rebanho, para que ficassem fiéis ao Senhor e não se desencaminhassem.] Estou zeloso de vós com zelo de Deus. Tenho-vos preparado para vos apresentar como uma virgem pura a um marido, a saber, a Cristo.
1 João 2:15 Não ameis o mundo, nem o que há no mundo. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele.
Apocalipse 2:1-5 Ao anjo da igreja de Éfeso escreve: … 4 [Jesus fala:] Tenho, porém, contra ti que deixaste o teu Primeiro Amor. 5Lembra-te de onde caíste! Arrepende-te, e pratica as primeiras obras. Se não te arrependeres, brevemente virei a ti, e removerei do seu lugar o teu candeeiro, se não te arrependeres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário