terça-feira, 25 de outubro de 2016

Regras a serem seguidas no Don de linguas

REGRAS A SEREM SEGUIDAS NO USO DO DOM DE LÍNGUAS:
1) No máximo três pessoas devem falar, de forma sucessiva e organizada, um de cada vez – 1 Coríntios 14:27; 2)
2) Deve haver tradutor (intérprete) – 1 Coríntios 14:28;
3) Precisa ser entendido por todos – Atos 2:7-12;
4) Cumprir o papel de edifica a Igreja estando subordinado ao dom de profecia (1 Coríntios 14:1, 5, 26).
5) Ser enriquecido pelo amor aos irmãos – 1 Coríntios 13:1 e 9. Muitos cristãos de hoje ferem essas cinco regras todos querem falar ao mesmo tempo.

OUTROS ASPECTOS IMPORTANTES A SEREM AVALIADOS SOBRE O DOM 1. A gritaria não pode fazer parte da manifestação de qualquer dom – Efésios 4:30, 31;
2. A pessoa tomada pelo Espírito Santo tem paz e domínio próprio (Gálatas 5:22, 23), ou seja, não cai no chão.
3. O dom de línguas não provoca desordem na igreja. Em 1 Coríntios 14:33, 40 é dito que “Deus não é de confusão e sim de ordem e paz.” A obra de Deus sempre se caracteriza pela calma e a dignidade.

Gálatas 5:22, 23). Os que falam em línguas tem que ter os frutos do espirito

4. O Espírito Santo somente é concedido aos que obedecem a Deus (Atos 5:32).

Será que os que se dizem possuidores do Espírito Santo guardam todos os mandamentos de Deus? (ver Tiago 2:10).

A pessoa que conhece a Palavra e de livre vontade desobedece a Deus, não tem o Espírito Santo, mesmo que possa parecer!

“O que desvia os ouvidos de ouvir a lei, até a sua oração será abominável.” Provérbios 28:9. 5. O fato de alguém falar em línguas não é prova de tenha sido batizado(a) pelo Espírito Santo. A Bíblia apresenta diversas pessoas que receberam o Espírito Santo e, contudo, não falaram em línguas, pois não era necessário. São elas:
• Os samaritanos (Atos 8:17);
• Maria (Lucas 1:35); • Estevão (Atos 6:5; 7:55); • Gideão, juiz de Israel (Juízes 6:34); • Sansão, outro juiz (Juízes 15:14);
• Zacarias, pai de João Batista (Lucas 1:67);
• João Batista e sua mãe (Lucas 1:15 e 41);
• Jesus Cristo (Lucas 3:22). Vemos que Jesus nunca falou em línguas.

somente Deus Espírito Santo é quem distribui os dons como Ele quer: “

e o mesmo Espírito quem faz tudo isso. “Ele dá um dom diferente para cada pessoa, conforme ele quer.” 1 Coríntios 12:11.

6. O termo “língua dos anjos” só aparece em l Coríntios 13:1,

mais importante que falar a língua é ter amor. Não está afirmando que essa manifestação estranha de língua angélica fizesse parte de nossa pregação leia Apocalipse 22:8, 9, onde os próprios anjos falaram idiomas humanos para que pudessem ser compreendidos!

Leia também Gênesis 19:15;
Lucas 2:8-10; 1:18-19).
7. Em Marcos 16:17 é dito: “Estes sinais hão de acompanhar aqueles que creem: em meu nome, expelirão demônios: falarão novas línguas.”
O que significa “falar uma nova língua” na Bíblia?
O texto original grego responde. Há duas palavras gregas diferentes para descrever o termo “novas” línguas: neós e kainós. • Neós é algo novo que não existia antes. • Kainós é algo novo que já existia.

Ilustração 2: Certa vez, um pastor foi em um culto para “testar” se realmente aqueles cristãos entendiam o que estavam dizendo. No decorrer da programação ele recitou o Salmo 23 em grego.
Um dos membros daquela igreja levantou-se e foi “interpretar” o que o pastor disse. Afirmou que Deus estava pedindo para que todos entregassem o coração a Jesus, sendo que o pastor apenas falou o Salmo 23 em grego, e ainda por três vezes!

CONSIDERAÇÕES FINAIS A língua falada é um sistema de linguagem e
ou a capacitação dos cristãos para a proclamação do evangelho (At 1:8). Básico para a compreensão do dom de línguas é o conteúdo de 1o Coríntios 14, onde Paulo procura corrigir algumas distorções. O propósito essencialmente evangelístico desse dom é bem definido não apenas na declaração de que “as línguas constituem um sinal não para os crentes, mas para os incrédulo
Paulo ao assever: “Dou graças a Deus, porque falo em outras línguas mais do que todos vós. Contudo, prefiro falar na igreja cinco palavras com o meu entendimento, para instruir outros, a falar dez mil palavras em outra língua”.
. O verdadeiro dom de línguas é concedido pelo Espírito Santo não para a exaltação pessoal do indivíduo diante da comunidade, mas para suprir uma necessidade existente. O recebimento desse dom leva a pessoa a falar em uma genuína língua de nação, até então desconhecida para ela, sempre com um propósito evangelístico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário