terça-feira, 25 de outubro de 2016

Sermão do monte e as bem aventuranças

O SERMÃO DO MONTE: AS BEM-AVENTURANÇAS 
MATEUS 5:1-12)

A palavra bem-aventurados refere-se ao estado abençoado daqueles que, por seu relacionamento com Cristo e a sua Palavra, receberam de Deus o amor, o cuidado, a salvação e sua presença diária.

Existem certas condições necessárias para recebermos as bênçãos do reino de Deus. Para recebê-las, devemos viver segundo os padrões revelados por Deus nas Escrituras, e nunca pelos padrões do mundo.

Vejamos hoje a noite alguns desses padrões que nos são revelados nos primeiros versículos do SERMÃO DO MONTE (1-12).

1º) HUMILDADE (5:1-3) – O que significa ser humilde?

1. Virtude que nos dá o sentimento de nossa fraqueza.
2. Modéstia.
3.Demonstração de respeito, submissão. - Antônimo: Orgulho

Antes de falarmos sobre humildade, vamos estudar um pouco o que é orgulho e que mal ele pode trazer ao homem.

Em primeiro lugar devemos reconhecer que uma pessoa orgulhosa é cheia de si mesma, não deixa que ninguém tome seu lugar no tempo e no espaço em que ela habita.

O orgulhoso é aquele que não dá seu braço à torcer, está sempre com razão e não se reconhece a si mesmo como pessoa comum capaz de erros e acertos.

O orgulhoso não anda para frente, pois se achando sabedor e conhecedor de todas as coisas, não abre espaço em si mesmo para a entrada do novo. Na verdade o orgulhoso está preso em uma teia que ele mesmo teceu, e seu coração está endurecido. Ele na verdade é um presunçoso.

Vamos ver o que a Bíblia nos diz acerca do orgulho.

Salmos:  10:2 Os ímpios, na sua arrogância, perseguem furiosamente o pobre. Sejam apanhados nas ciladas que maquinaram.

I João: 2:16 Pois tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo.

Provérbios: 21:4 Olhar altivo e coração orgulhoso, a lâmpada dos ímpios, é pecado.

Romanos: 12:16 Sede unanimes entre vós. Não ambicioneis as coisas altivas, mas acomodai-vos às humildes. Não sejas sábios em vós mesmos.

Veja também: Provérbios: 3:7, 26:12, 11:2, 16:18 – Salmos: 73:6, 119:21 – Oséias: 7:10 – Habacuque: 2:4

Exemplos Bíblicos de orgulho:

Faraó

Êxodo: 5:2 Mas Faraó respondeu: Quem é o Senhor  para que eu ouça sua voz, e deixe ir à Israel? Não conheço o Senhor, nem tampouco deixarei Israel partir.

Naamã

II Reis: 5:11 Porém Naamã indignou-se muito, e se foi, dizendo: eu pensava que ele certamente sairia, pôr-se-ia em pé, e invocaria o nome do Senhor seu Deus, agitaria a mão sobre o lugar infectado e me curaria da lepra.

Veja também: Uzias(2Cr26:16), Ezequias(2Cr32:25), Hamã(Et3:5), Nabucodonosor(Dn4:30) Belsazar(Dn 5:23)

Orgulho espiritual, exemplos:

Jó 33:9 Estou limpo, sem pecado; sou puro e livre de culpa.

Lucas:  18:11 O fariseu, posto em pé, orava consigo desta maneira: Ó Deus, graças te dou porque não sou como os demais homens, roubadores, injustos e adúlteros, nem ainda como este cobrador de impostos.

Apocalípse: 3:17 Dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta. Mas não sabes que és um coitado, e miserável, e pobre, e cego, e nu.

Veja também: João:  9:41, 1 Coríntios: 4:18

Concluímos que Deus não se agrada do homem e da mulher orgulhosos e presunçosos.

Já a pessoa humilde, ou pobre de espírito, é aquela que reconhece a sua total falta de auto-suficiência espiritual. Reconhece que precisa e depende do Espírito Santo, do poder de

Deus e da graça de Deus para poder herdar a vida eterna.

Toda pessoa orgulhosa se acha humilde.

A falta de humildade, é a falta de reconhecer que é uma pessoa orgulhosa e que precisa se arrepender de seus pecados e pedir perdão a Deus.

Se você é uma pessoa humilde, nunca vai se achar melhor do que os outros. Nunca vai querer pisar os outros. Nunca vai querer humilhar as pessoas.

Jesus foi o nosso grande exemplo de humildade, vejamos João 13:1-17.

Você se considera uma pessoa humilde?

A grande promessa para aqueles que realmente são humildes de coração é: “Porque deles é o Reino dos Céus”.

2º) OS QUE CHORAM (5:4)   Aqui, chorar é contristar-se profundamente por causa das nossas próprias fraquezas quando nos medimos com o padrão divino de justiça. Tente comparar a sua vida espiritual com a vida de Jesus. O que você senti ? Não dá vontade de chorar ? Choramos, porque por mais que tentamos e buscamos ser como ele é, percebemos que sempre deixamos algo a desejar.

Esse choro é o choro do arrependimento, do quebrantamento diante de um Deus que é santo.

Não compare a sua vida espiritual com a vida de outros irmãos que estão na mesma situação que a sua. Isso demonstra a sua total falta de humildade. Não seja como o Fariseu.

Chorar com os que choram, é também sentirmos pesar por aquilo que entristece a Deus. É ter nossos sentimentos em sintonia com os sentimentos de Deus. É sentir aflição em nosso espírito por causa do pecado, da imoralidade e da crueldade prevalecentes no mundo.

Quando você faz uma

Nenhum comentário:

Postar um comentário